Politica de privacidade

Política de privacidade


Esta política visa dar-lhe informações sobre a forma como a Dormedi, Unipessoal, Lda. recolhe
e trata os seus dados pessoais através da utilização da Loja online dormedi.pt ou da loja física
Dormedi, localizada na Rua Particular Nuno Álvares Pereira Nº 99, 4420-527 Valbom,
Gondomar, de acordo com as regras do Regulamento (UE) 2016/679 de 27 de abril de 2016
(Regulamento Geral de Proteção de Dados Pessoais) e da Lei nº 58/2019 de 8 de agosto,
incluindo quaisquer dados que possa fornecer através deste website quando comprar os
nossos produtos.
É importante que leia esta política de privacidade para que esteja plenamente consciente de
como estamos a utilizar os seus dados e porquê.


1. RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO DOS SEUS DADOS PESSOAIS
A entidade responsável pelo tratamento dos dados pessoais disponibilizados na Loja online
dormedi.pt (“Loja online”, “Nós” ou “Dormedi”) e na loja física (“Loja” ou “Dormedi”) é a
Dormedi, Unipessoal, Lda., com sede na Rua Particular Nuno Álvares Pereira Nº 99, 4420-527
Valbom, Gondomar, registada na conservatória do Registo Comercial de Gondomar, sob o
número único de matrícula e fiscal 509 251 358, que atua no mercado com a marca Dormedi.
Caso tenha alguma dúvida sobre o tratamento de dados pessoais na nossa Loja online ou na
nossa Loja, incluindo qualquer pedido para exercer os seus direitos neste domínio, poderá
contactar-nos através do e-mail dormedi@dormedi.pt ou por carta enviada para a Dormedi,
para a Rua Particular Nuno Álvares Pereira Nº 99, 4420-527 Valbom, Gondomar.


2. ALTERAÇÕES À POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Esta Política de Privacidade é atualizada regulamente, podendo ser alterada sem aviso prévio.
Para estar sempre atualizado, recomendamos que a consulte com regularidade. A última
revisão data de 23 de agosto de 2022.


3. DADOS PESSOAIS TRATADOS PELA DORMEDI
Os dados pessoais a que nos referimos nesta política de privacidade são as informações
relativas a si, que nos permitem identificá-lo direta ou indiretamente. Podemos recolher,
utilizar, armazenar e transferir diferentes tipos de dados pessoais sobre si, que agrupámos da
seguinte forma:


COMPRAS NA LOJA ONLINE
Quando compra um dos produtos disponível na Loja online, terá de nos fornecer os dados
necessários para a faturação e entrega: nome, apelido, e-mail, telefone, fax (opcional), NIF
(opcional), empresa (opcional), endereço, endereço 2ª linha (opcional), cidade, código postal,
país, distrito.
Se pretender a entrega noutro local ou a outra entidade, poderá preencher o formulário com
os dados da entrega: nome, apelido, e-mail, telefone, fax (opcional), NIF (opcional), empresa
(opcional), endereço, endereço (2ª linha - opcional), cidade, código postal, país, distrito.
Utilizamos estes dados para processar a sua encomenda, emitir a fatura, entregar-lhe os
produtos e responder aos seus pedidos de apoio após a venda. O fundamento legal para o
tratamento destes dados é o contrato de compra e venda que celebramos consigo.


COMPRAS NA LOJA FÍSICA
Quando compra um dos produtos disponível na nossa Loja, se pretender fatura com número
de contribuinte, terá de fornecer o seu NIF. Poderá ainda fornecer outros dados pessoais,
como nome, apelido, NIF, endereço e código postal, se pretender que estes constem da fatura.
Se pretender utilizar o serviço de entrega, terá de fornecer ainda os dados necessários para
operacionalizar a entrega: nome, apelido, e-mail, telefone, endereço e código postal.
Utilizamos estes dados para emitir a fatura, entregar-lhe os produtos e responder aos seus
pedidos de apoio após a venda. O fundamento legal para o tratamento destes dados é o
contrato de compra e venda que celebramos consigo.


CONTA NA LOJA ONLINE
A criação de conta de cliente é opcional. Embora não seja indispensável para efetuar uma
compra, a criação de conta oferece diversas funcionalidades que facilitam a gestão e consulta
das suas encomendas e a realização de compras futuras, como por exemplo o pré-
preenchimento das moradas de entrega e de faturação, o acesso e a possibilidade de atualizar
os seus dados pessoais, a criação de listas de desejos, o acesso a informação sobre as
encomendas efetuadas, a possibilidade de download de ficheiros e a subscrição de newsletters
com informações e promoções.
A conta de cliente pode ser criada em qualquer altura do processo de compra ou da visita à
loja online até à conclusão da encomenda. Para se registar tem de preencher os campos do
formulário com os seus dados de contacto (nome, apelido, endereço de e-mail, telefone, fax),
endereço (NIF, empresa, endereço, endereço 2ª linha, cidade, código postal, país, distrito) e
senha de acesso. Alguns dados, como o NIF, empresa, fax e 2ª linha de endereço são de
preenchimento facultativo. Se pretender registar moradas diferentes para entrega e faturação,
pode associar à sua conta outra morada, preenchendo o formulário respetivo.
Quando cria a conta poderá ainda indicar se pretende receber a nossa newsletter com
novidades, ofertas e promoções por e-mail.
Estes dados poderão ser utilizados para fundamentar decisões sobre a realização de ações de
melhoria do website e dos processos de compra e do apoio após-venda. Estes dados poderão
também ser utilizados para permitir identificar preferências de compras, incluindo a definição
de perfis, tendo por base o histórico de compras efetuadas na Loja. A previsão de preferências
de consumo e a definição de perfis poderão ser utilizadas para ações de marketing
personalizadas, para a comunicação de ações promocionais e campanhas de comunicação
automáticas que correspondam aos seus interesses e para nos ajudar a otimizar a gama de
produtos disponibilizados na nossa Loja.
O fundamento legal para o tratamento destes dados é o interesse legítimo da nossa Loja em
compreender as necessidades e expectativas dos seus clientes e em fazer crescer o seu
negócio, quanto aos dados que utilizamos para fundamentar decisões sobre a realização de
ações de melhoria do website, dos processos de compra e do apoio após-venda, e para realizar
ações promocionais e campanhas de comunicação.
Em qualquer altura poderá solicitar o encerramento da sua conta na Dormedi, enviando-nos
uma mensagem para o e-mail dormedi@dormedi.pt. Na sequência desse pedido e antes de
procedermos ao encerramento definitivo da sua conta e à eliminação dos dados que nela
constam, iremos contactá-lo para confirmar a sua identidade e a sua intenção. Se mais tarde
decidir voltar a comprar na Dormedi, poderá criar uma nova conta.


CONTACTOS POR E-MAIL
Quando nos envia uma mensagem por e-mail, por exemplo a solicitar informações sobre os
nossos produtos, trataremos os seus dados de contacto e o conteúdo da sua mensagem para
responder ao seu pedido de contacto, com base nos fundamentos legais da necessidade de
efetuar diligências pré-contratuais a seu pedido ou do interesse legítimo da Dormedi em
responder aos pedidos de contacto que lhe são dirigidos, consoante o objetivo da sua
comunicação.


NEWSLETTER
A Dormedi envia regularmente newsletters promocionais aos clientes e visitantes que
subscreveram a newsletter no website, para os informar sobre os seus produtos, novidades,
campanhas e iniciativas de marketing. O fundamento legal para o tratamento destes dados é o
seu consentimento.
As newsletters que lhe enviamos contêm um pixel de rastreio. Este pixel é um pequeno gráfico
inserido no ficheiro, que nos fornece indicações sobre a abertura das newsletters e dos links
que possam ter sido incluídos e nos ajuda a otimizar o envio das newsletters e a identificar os
conteúdos que mais interessam aos nossos clientes e subscritores.
Poderá ainda cancelar a receção da newsletter a qualquer momento e sem custos, clicando no
link apresentado no rodapé da newsletter ou, se tiver uma conta de cliente, assinalando a
opção “não” na questão “deseja receber a newsletter?”. Se o fizer, o seu e-mail será
automaticamente eliminado da lista de destinatários e deixará de receber a newsletter.


CHAT
Quando nos contacta através da funcionalidade de chat disponível na Loja, trataremos os seus
dados de contacto (nome e e-mail) e as mensagens trocadas consigo para responder ao seu
pedido de forma personalizada, com base no fundamento legal do interesse legítimo da
Dormedi em responder aos pedidos de contacto que lhe são dirigidos e em apoiar os seus
clientes durante o processo de venda.


FORMULÁRIO DE CONTACTO
Quando nos contacta através do formulário disponível na Loja online, guardamos os seus
dados de contacto (nome e e-mail) e a mensagem para responder ao seu pedido de forma
personalizada, com base no fundamento legal do interesse legítimo da Dormedi em responder
aos pedidos de contacto que lhe são dirigidos.


COOKIES
Utilizamos cookies, píxeis e dispositivos similares para permitir que o site funcione
corretamente, assegurando por exemplo que os produtos adicionados ao carrinho de compras
se mantêm lá durante a sua permanência na Loja, para analisar os dados de tráfego das visitas
ao site, incluindo informações sobre a forma como utiliza a nossa Loja online, e para suportar
as nossas atividades de marketing.
Alguns destes cookies podem recolher dados pessoais, como o endereço de protocolo de
Internet (IP), os seus dados de login, tipo e versão do browser, configuração e localização do
fuso horário, tipos e versões de plug-in do browser, sistema operativo e plataforma, outras
tecnologias existentes nos dispositivos que utiliza para aceder ao website.
Os fundamentos legais para o tratamento destes dados são o nosso interesse legítimo em
proteger o website e assegurar que a Loja online funciona corretamente, no caso dos cookies
estritamente necessários, e o seu consentimento, quanto aos restantes cookies, que só serão
instalados com a sua autorização. Sugerimos que leia a nossa política de cookies 

https://www.dormedi.pt/politica-de-cookies  

para saber com mais detalhe quais são os cookies que utilizamos e a sua finalidade.


4. PERÍODO DE CONSERVAÇÃO DOS SEUS DADOS PESSOAIS
Os dados que recolhemos serão tratados durante o período de tempo estritamente necessário
para cumprir as finalidades para que foram obtidos. Quando o prazo máximo é atingido, os
seus dados pessoais serão anonimizados ou eliminados de forma segura.
Os prazos mais relevantes são os seguintes:
Conta - Trataremos os seus dados durante o tempo em que mantiver a condição de

utilizador registado, isto é, até decidir cancelar a sua conta.
 Compras – Trataremos os seus dados durante o tempo necessário para gerir a compra dos
produtos ou serviços que adquiriu, incluindo eventuais devoluções, reclamações
associadas à compra do produto ou prestação de serviços de assistência no âmbito da
garantia, pelo período de 3 anos e 1 mês. Os dados necessários ao cumprimento de
obrigações legais, como os dados de faturação, serão conservados durante o período
exigido por lei, que é de 10 anos.
 Newsletter - Os seus dados serão tratados até que nos comunique que não quer continuar
a receber a newsletter ou enquanto se mantiver como subscritor ativo, sendo considerado
como tal o subscritor que abra a newsletter e/ou clique num dos seus links pelo menos
uma vez no período de 2 anos. Os utilizadores inativos, que não tenham aberto nenhuma
newsletter nos últimos 2 anos, serão excluídos da base de dados e os seus dados serão
eliminados.
 Chat – Os seus dados serão tratados durante o tempo necessário para responder ao seu
pedido. Estes dados serão eliminados ao fim de uma semana.
 Contactos por e-mail - Trataremos os seus dados durante o tempo necessário para
responder ao seu pedido. Estes dados serão depois arquivados em conjunto com a
documentação relativa à compra que fizer ou, se não houver encomenda, serão
eliminados ao fim de 3 meses.
 Formulário de contacto - Trataremos os seus dados durante o tempo necessário para
responder ao seu pedido. Estes dados serão depois arquivados em conjunto com a
documentação relativa à compra que fizer ou, se não houver encomenda, serão
eliminados ao fim de 3 meses.
 Cookies – Trataremos os seus dados durante os prazos em que os cookies se mantiverem
ativos. Pode consultar estes prazos na nossa política de cookies

https://www.dormedi.pt/politica-de-cookies.


5. DESTINATÁRIOS DOS DADOS PESSOAIS RECOLHIDOS PELA DORMEDI
Os dados pessoais que tratamos poderão ser disponibilizados aos nossos colaboradores e a
entidades por nós subcontratadas para nos prestarem apoio, por nossa conta e sob a nossa
responsabilidade e supervisão. Entre essas entidades incluem-se:
 Prestadores de serviços tecnológicos e os seus subcontratantes e parceiros
 Entidades bancárias e de gestão e processamento de pagamentos
 Prestadores de serviços de transporte
 Prestadores de serviços de contabilidade
 Prestadores de serviços de marketing digital


6. TRANSFERÊNCIA DE DADOS PARA FORA DA UNIÃO EUROPEIA
Na maioria das situações, os seus dados serão tratados em Portugal ou na Europa. Para a
gestão e envio de newsletters utilizamos uma aplicação que está sediada nos Estados Unidos
da América, onde tem também os servidores onde os dados são armazenados. Isto significa
que os dados pessoais utilizados para envio da newsletter são transferidos, armazenados e
tratados nos Estados Unidos.
Para transferirmos dados para estes prestadores, exigimos que nos apresentem garantias
adequadas de segurança e proteção dos dados pessoais equiparáveis às da União Europeia,
nomeadamente que ofereçam um nível adequado de proteção para as informações de
residentes nos Estados-Membros da UE segundo os critérios da Comissão Europeia ou que
assinem um acordo de tratamento de dados que inclua as Cláusulas Contratuais Tipo
aprovadas pela Comissão Europeia.


7. QUE MEDIDAS DE SEGURANÇA PROTEGEM OS SEUS DADOS
A Dormedi recorre a medidas de segurança físicas, tecnológicas e organizativas para proteger
os dados pessoais contra a destruição, perda, alteração, divulgação ou acesso não autorizados.
Entre essas medidas, destacamos as seguintes:
 Todo o website e plataforma da loja online utiliza uma ligação encriptada HTTPS / SSL,
respeitado as melhores práticas de segurança recomendadas para serviços online com
transações de dados;
 Não guardamos no nosso servidor nenhum dado referente a sistemas de pagamento
externos (cartões de crédito, débito ou referências multibanco). Esses dados são tratados
e guardados apenas pelas entidades bancárias e de gestão e processamento de
pagamentos que nos fornecem esse serviço;
 Guardamos os dados que obtemos em bases de dados encriptadas e fazemos backups
periódicos, para reduzir a possibilidade de perda de informação em caso de falha no
sistema. O servidor de alojamento conta ainda com um sistema de firewall e de proteção
standard para alojamentos web;
 Monitorizamos os acessos ao website para prevenir, detetar e impedir acessos indevidos.
A plataforma que utilizamos está protegida com módulo de segurança que limita e
bloqueia as tentativas de acesso indevido e analisa e bloqueia ataques de malware;
 O número de pessoas com acesso aos seus dados é restrito e limitado às finalidades acima
indicadas;
 Aos parceiros e fornecedores subcontratados que tratam dados pessoais, exigimos que
nos apresentem provas de que praticam um nível de segurança idêntico.


8. QUAIS OS SEUS DIREITOS COMO TITULAR DE DADOS PESSOAIS E COMO OS PODE
EXERCER
Consoante a finalidade e o fundamento jurídico em que assenta o tratamento dos seus dados,
pode exercer os seguintes direitos:
 Aceder, atualizar ou corrigir dados imprecisos que tenhamos sobre si. É importante que os
dados pessoais que temos sobre si sejam exatos e atuais. Se tiver criado uma conta na
Dormedi, deve manter os seus dados atualizados durante todo o período em que mantém
uma relação connosco. Pode atualizar os dados diretamente na sua conta, acedendo com
o seu e-mail e palavra-passe.
 Pedir-nos que eliminemos os seus dados pessoais, quando estes já não forem necessários
para as finalidades para que foram recolhidos ou quando já não tivermos fundamento
legal para os tratar;
 Pedir-nos que cancelemos ou limitemos a utilização dos seus dados, quando estes possam
não ser exatos ou já não ser necessários para a finalidade de tratamento original, mas não
possam ou não queira que sejam apagados;
 Quando os dados são tratados com base no seu consentimento, tem o direito de o retirar
a qualquer momento. A forma de retirar o consentimento concedido para envio da
newsletter está explicado na secção “Newsletter”.
 Nos casos em que o fundamento jurídico para o tratamento dos dados é o consentimento
ou um contrato celebrado com a Loja, pode também pedir-nos a portabilidade dos dados
pessoais que nos forneceu, num formato estruturado, de uso corrente e de leitura
automática, para poder transmiti-los a outra entidade.
 Quando os dados são tratados com base no nosso interesse legítimo, poderá opor-se ao
tratamento dos seus dados;
 Tem ainda o direito de apresentar reclamação à Comissão Nacional de Proteção de Dados
– CNPD quanto a qualquer questão relativa ao tratamento dos seus dados pessoais, se
considerar que os seus direitos não foram devidamente garantidos ou se não estiver
satisfeito com a nossa resposta a um pedido de exercício dos seus direitos. Poderá
contactar a CNPD, através do e-mail geral@cnpd.pt ou dos formulários disponíveis no site
https://www.cnpd.pt/.


9. COMO PODE CONTACTAR A DORMEDI SE TIVER DÚVIDAS OU QUISER EXERCER
OS SEUS DIREITOS
Se tiver alguma dúvida, se precisar de mais alguma informação sobre o tratamento dos dados
pessoais que efetuamos ou se quiser exercer os seus direitos enquanto titular dos dados, pode
contactar-nos através do e-mail dormedi@dormedi.pt ou de carta dirigida à Dormedi, enviada
para a Rua Particular Nuno Álvares Pereira Nº 99, 4420-527 Valbom, Gondomar.
Se tiver criado uma conta de cliente, poderá ainda exercer os direitos na área “Ferramentas
RGPD”, acessível a partir da sua conta de cliente, seguindo as instruções indicadas em cada

ponto.